Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

O Homem Ante a Majestade Divina


Daqui esse horror e espanto com que, a cada passo, apregoa a Escritura terem os santos sido tocados e afligidos, sempre que sentiam a presença de Deus. Quando, pois, vemos aqueles que, não lhe considerando a presença, seguros e firmes se mostravam, mas, em manifestando ele sua glória, tão abalados e aterrados se quedavam, como se fossem prostrados pelo pavor da morte, mais até, a tragá-los, e quase aniquilados, deve concluir-se daí que o homem não é jamais tangido e afetado suficientemente pelo senso de sua indignidade, senão depois de comparar-se com a majestade de Deus.

E desta consternação temos numerosos exemplos, tanto em Juízes quanto nos Profetas. Tanto assim, que essa expressão veio a tornar-se costumeira entre o povo de Deus: “Morreremos, pois que nos apareceu o Senhor.” De igual modo, também a história de Jó, com o fito de quebrantar os homens pelo reconhecimento de sua estultícia, fraqueza e corrupção, sempre o argumento mais importante é extraído da descrição da divina sabedoria, poder e pureza [Jó 38.1–40.5]. 

E não sem razão, pois vemos como Abraão melhor se reconhece como sendo terra e pó desde que se chegou mais próximo à contemplação da glória do Senhor [Gn 18.27]; como Elias não ousa, de face descoberta, atentar para a manifestação [1Rs 19.13], tanto a presença divina o moveu de terror!
E que haja de fazer o homem, podridão [Jó 13.28] e verme que é [Jó 4.7; Sl 22.6], quando até mesmo os próprios querubins deviam cobrir o rosto, movidos desse pavor? [Is 6.2]. É isto com efeito o que diz o Profeta Isaías: “Enrubescer-se-á o sol e confundir-se-á a lua, quando o Senhor dos Exércitos vier a reinar” [Is 24.23], isto é, quando revelar seu fulgor, e mais perto o trouxer, diante dele se cobrirá de trevas tudo quanto de mais esplêndido exista [Is 2.10, 19].

Joâo Calvino